[IMAGEM_CAROUSEL]

SIG em Prefeituras

A Cartografia Digital e outras técnicas de coleta de dados fizeram com que o volume de informações em uma Administração Municipal aumentasse, somando-se ao efeito do crescimento em função da expansão natural das cidades.

Estas informações geralmente se encontram dispersas nas diferentes secretarias técnicas e administrativas, estando em diferentes formatos e muitas vezes duplicadas. A utilização de um sistema para o manuseio destes dados é recomendada, pois além de permitir o armazenamento de um grande volume de dados, garante a integração da informação.

Os Sistemas de Informação Geográfica surgem como ferramenta para implementar a integração das diversas áreas de atuação. E, por sua vez, as prefeituras começam a demandar conhecimentos, programas e informações no sentido de utilizar esses conhecimentos e tecnologias.

Mapeamento para SIG

Ter uma base cartográfica digitalizada é um grande passo. As atualizações são mais rápidas e precisas. Consegue-se gerar mapas temáticos que poderão servir de suporte ao administrador. Mas isso por si só não habilita para o desenvolvimento de um SIG, como ferramenta de apoio ao planejamento e decisão.

A preparação de um mapeamento voltado para aplicações em SIG, e principalmente um banco de dados cadastral completo (formado por informações específicas para cada aplicação desejada), se faz imprescindível. A partir destas informações que as aplicações de um SIG serão baseadas e a qualidade dos produtos e estudos gerados estará intimamente ligada a confiabilidade destas informações (mapeamento e cadastro).

Prefeitura Municipal de Barbacena-MG

A cidade de Barbacena está localizada na região central de Minas Gerais na Serra da Mantiqueira, a 1.160 metros de altitude, a 170 km de Belo Horizonte. Com uma população estimada em 115.000 habitantes (IBGE,2000) e clima subtropical, possibilitam uma boa qualidade de vida a seus moradores. Sua economia baseia-se na agricultura, com ênfase nos hortifrutigranjeiros, flores e pecuária.

No perímetro urbano de Barbacena, a ESTEIO executou os serviços de Aerolevantamentos com a finalidade de concepção de um SIG para a Prefeitura Municipal. O serviço contemplou as etapas de cobertura aerofotogramétrica na escala 1:8.000, apoio terrestre, restituição digital na escala 1:2.000, ortofotos digitais na escala 1:2.000. Esta cartografia executada serviu como base espacial para as funcionalidades do SIG específico da PM de Barbacena.

Rotinas Desenvolvidas

No caso específico da PM de Barbacena, as principais rotinas desenvolvidas enfocavam as seguintes atividades: Cálculo e identificação da quantidade de unidades imobiliárias no lote;

Capacitação Técnica

Em alguns casos essas funções podem recair sobre uma mesma pessoa, que reúne por exemplo, as condições indicadas no terceiro e quarto itens. Fazem parte da equipe, os técnicos necessários para digitalização de mapas, trabalhos topográficos de campo etc., que podem ter como chefe uma das pessoas da equipe.

Para a capacitação técnica da equipe multidisciplinar, a PM de Barbacena selecionou técnicos para comporem a equipe de manipulação e atualização do sistema. Estes profissionais receberam treinamento intensivo de Cartografia Básica e utilização dos programas AutocadMap (AutoDesk) e ArcView 8.2 (ESRI).