A ESTEIO executou em 2001, para a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas os serviços de Aerolevantamento com finalidade de geração de Ortofocartas Planialtimétricas na escala 1:2000.

Dentro do mesmo contrato estavam incluídos os serviços de desenvolvimento e implantação de um SIG composto de informações existentes na PM de Poços de Caldas. Além disso, contemplou-se a atividade de Treinamento e Capacitação de funcionários da PM de Poços de Caldas para operação e manutenção do sistema entregue.

Objetivos do SIG

O Sistema de Informações Geográficas foi desenvolvido tendo em vista dispor de uma ferramenta que permitisse otimizar e racionalizar o planejamento, possibilitar a coerência e continuidade à gestão administrativa local, e viabilizar novos investimentos em levantamentos de campo ou recadastramento de imóveis.

Além disso, o SIG estabeleceria um sistema referencial cartográfico para toda a Prefeitura apoiado na identificação, padronização e georreferenciamento dos elementos espaciais básicos, tais como logradouros, loteamentos, bairros, quadras e lotes.

Finalmente com sua manutenção e operação, os registros dos imóveis permaneceriam atualizados, permitindo controlar e otimizar a cobrança de impostos públicos e a geração de inscrições municipais e servindo como ferramenta de apoio ao Sistema Cadastral do Município.

Rotinas Desenvolvidas

As principais rotinas desenvolvidas enfocavam as seguintes atividades:

Capacitação Técnica

A capacitação técnica referente ao SIG foi efetuada com duração de 40h e contou com a participação de técnicos selecionados pela própria Prefeitura para compor uma equipe especializada na continuidade do processo de trabalho com a ferramenta SIG.

No Treinamento foram abordados os seguinte tópicos: Definições de SIG, Sistema ARCGIS e ArcView 8.1, Propriedades dos Layers, Ferramentas e Tabelas, Pesquisas Espaciais e Seleções, Edição, Customização e Programação.