Gasoduto Tapinhoã-Mantiqueira (GASBEL Trecho B)

A PETROBRAS, acionista da GASMIG na distribuição de gás em Minas Gerais, na intenção de aumentar o volume de gás transportado pelo GASBEL e que representará um aumento no abastecimento em Minas Gerais, passando dos atuais 3,5 milhões de m³/dia, para 5 milhões de m³/dia, contratou a ESTEIO para realizar uma série de levantamentos em parte desta faixa de dutos.

O traçado completo desse gasoduto tem aproximadamente 290 km de extensão, tendo sido dividido em 03 partes, sendo o GASBEL Trecho B, com extensão de 98,48 km, a parte correspondente aos levantamentos executados pela ESTEIO.

O GASBEL Trecho B tem início na Estação de Tapinhoã (ESTAP), no município de Rio das Flores/RJ e vai até a Estação de Mantiqueira (ESMAN) no município de Santos Dumont/MG.

O contrato PETROBRAS / ESTEIO teve como objetivo a realização de “Estudos Aerofotogramétricos para fins Topográficos e Cadastrais, para implantação da faixa de Servidão de Passagem para a fase I do Gasoduto Volta Redonda Mantiqueira – GASBEL II, correspondente ao trecho Tapinhoã-Mantiqueira, denominado trecho B”.

A aerofotogrametria tem se mostrado como metodologia bastante apropriada (e eficaz) na captação de informações que subsidiam projetos na área dutoviária.

Com as informações obtidas pela fotogrametria, a PETROBRAS teve condições de definir com rapidez e precisão o melhor posicionamento do novo duto a ser implantado na faixa de interesse.

Como atividade inicial dos trabalhos, a ESTEIO realizou coberturas aerofotogramétricas coloridas em escala 1:20.000 e 1:6.000, seguindo normativas técnicas e legais, em tempo hábil e que propiciaram evolução das demais atividades planejadas.

A cobertura aérea em escala 1:20.000 subsidiou a geração de produtos em escalas menores, sendo: CARTA IMAGEM em escala 1:25.000, com abrangência de 15 km de largura e PROJETO BÁSICO em escala 1:10.000, com abrangência de 1,5 km de largura.

Os dois produtos mencionados foram gerados a partir de outras atividades, em específico, apoio terrestre, aerotriangulação e verificação estéreo do MDS gerado, o que proporcionou maior rigidez cartográfica aos produtos.

Sobre os produtos oriundos da cobertura em escala 1:20.000, foram inseridos dados vetoriais obtidos através de restituição aerofotogramétrica (Malha Viária e Hidrografia), cartografia sistemática do IBGE, de mapas do DNIT e DER e informações obtidas em campo na etapa de reambulação.

Segundo informações da PETROBRAS, esse produto tem como finalidade a análise das informações do meio ambiente que envolve a área do projeto (15 km de largura), para posterior envio ao IBAMA, visando análise para Estudos de Impactos Ambientais Indiretos.

A segunda fase dos trabalhos, representou a geração de produtos a partir dos resultados da cobertura aerofotogramétrica colorida, em escala 1:6000 e recobrimento longitudinal de 60%. Dessas imagens foram geradas ortofotocartas em escala 1:1.000 e 1:2.000, sendo as de escala 1:1.000, referentes ao caminhamento da faixa (imagens com 400 metros de largura) e a ortofotocarta em escala 1:2.000, referentes as unidades industrial de Mantiqueira (ESMAN).

As ortofotocartas geradas a partir do voo em escala 1:6.000 também foram geradas com base em dados de apoio de Campo e Aerotriangulação, mas diferente dos produtos do voo em escala 1:20.000, estas ortofotocartas tiveram seus dados altimétricos oriundos de processamento de dados de Escaner a LASER Aerotransportado.

Vale destacar que os produtos em escala 1:1.000 foram entregues de forma separada: plantas cadastrais, plantas 1:1.000, perfil da faixa e por tratar-se de faixa existente, emitiu-se também perfil dos dutos existentes (GASBEL I, ORBEL I e ORBEL II), representando um total de 600 desenhos em escala 1:1000 manipulados.

Os principais dados coletados e processados, foram representados nas ORTOFOTOCARTAS finais em escala 1:1.000, sendo os principais, os dados cadastrais, informações altimétricas (curvas de nível), dados geotécnicos, bem como dados de reambulação.

Os dados coletados na etapa de cadastramento de imóveis atingidos foram transferidos para o CADPROP, programa de cadastramento de propriedades, e apresentados em Fichas Cadastrais individuais, cujas descrições foram apresentadas em Memoriais Descritivos, também individuais.

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