Introdução

O presente serviço refere-se a elaboração de um anteprojeto geométrico para a execução de um furo direcional na travessia do Rio Curimataú – RN – Município de Pedro Velho. O objetivo da execução desta obra era substituir um segmento do gasoduto Nordestão, já que parte do cavalote existente encontrava-se exposto, devido principalmente a processos erosivos ocorridos ao longo do tempo no leito do rio.

Este trabalho foi realizado por solicitação da PETROBRAS, em complementação ao Estudo Hidrológico do Rio Curimataú, RL-4450.20-6520-932-EJA-001, executado pela Próxima Engenharia, no ano de 2004. As imagens, bem como a base cartográfica utilizada foram obtidas a partir dos levantamentos realizados durante o contrato denominado Pegaso, realizado entre a PETROBRAS e a ESTEIO no ano de 2001.

Ressalta-se também que devido a urgência imposta pelo referido projeto e por solicitação da própria PETROBRAS, este serviço não contemplou estudos geotécnicos e/ou hidrológicos específicos.

Além de uma vistoria in loco, a partir da qual a ESTEIO emitiu um parecer sobre as condições geológico – geotécnicas superficiais da travessia, adicionalmente foram realizados levantamentos de GPR para mapear as camadas geológicas em sub-superfície. Os perfis de GPR totalizaram 1425 metros, realizados em linhas paralelas a faixa de domínio, com espaçamento entre linhas de 10 metros.

Resultados Obtidos

Os resultados obtidos a partir destes levantamentos, indicam uma homogeneidade muito grande dos solos constituintes ao longo da travessia, caracterizada pela intercalação de solos arenosos e argilosos, localmente siltosos. Os níveis mais profundos sugerem a presença de pedregulhos dispersos em meio a solos arenosos. Não foram identificados refletores que caracterizem eventuais blocos de rocha ou topo rochoso.

A partir destes elementos, juntamente com informações oriundas de outros projetos, a ESTEIO elaborou um anteprojeto geométrico para o HDD a ser executado nesta travessia.