A Usina Hidrelétrica de Salto Caxias é uma das grandes hidrelétricas a entrar em operação nos últimos tempos no estado do Paraná. A sua operação é no trecho final do Rio Iguaçu, nos municípios de Nova Prata do Iguaçu e Capitão Leônidas Marques, a 350 km a oeste de Curitiba.
Para acomodação das famílias deslocadas devido à desapropriação das áreas inundadas, a ESTEIO foi contratada pela Companhia Paranaense de Energia – COPEL para realizar os serviços de Cadastro Aerofotogramétrico das áreas destinadas ao reassentamento destas famílias.
Dentre os serviços desenvolvidos estavam a cobertura aerofotogramétrica na escala 1:20.000, numa área aproximada de 170 Km², o apoio básico horizontal da região, restituição na escala 1:5.000 de aproximadamente 170 Km², visando obter as plantas para elaboração dos projetos de reassentamento.
A elaboração dos projetos levaram em conta critérios de tamanhos padrão de lotes, acessos e estradas, qualidade do solo, acesso a água, além de áreas para uso comum, como áreas para esportes, escola, centro comunitário entre outros.
A partir dos projetos elaborados, foi preparado uma listagem de coordenadas dos marcos que definiam os lotes de cada reassentado.
Para a locação do lotes, utilizamos equipamentos rastreadores de satélite, através do sistema GPS, em modo Real Time, que nos permitiu introduzir as coordenadas dos marcos e encontrar em campo, em tempo real, o posicionamento correto dos marcos que definiram as divisas dos lotes.
Este sistema de locação é composto de dois conjuntos de rastreadores de satélites de dupla frequência, dois rádios e acessórios. Instalou-se um conjunto (rastreador + rádio) em um vértice monumentado no centro de cada área (ponto fixo) e de coordenadas conhecidas.
Introduzindo as coordenadas dos marcos de divisa no segundo conjunto (rastreador + rádio), determinou-se o posicionamento do marco de divisa.
Neste procedimento, as coordenadas são corrigidas através do sistema de rádio e permitem estabelecer o posicionamento preciso e referenciado do ponto desejado.
Para monumentar este ponto foi utilizado um marco padrão, com chapeta informativa e marcos testemunha de madeira, visando orientar o alinhamento da divisa (rumo) e a existência de um marco em sua proximidade. Foram locados com este procedimento 653 lotes, além das áreas de uso comum.
As principais produtos deste serviço estão destacados abaixo :
- Planta das áreas utilizadas para o projeto de reassentamento;
- Desenho Individual e Memorial Descritivo de cada propriedade;
- Documentação fotográfica das propriedades e dos respectivos proprietários.